PLANO GESTÃO QUADRIÊNIO – 2019/2022
1- IDENTIFICAÇÃO
1.1 – Nomenclatura atual da Escola: CC LAR ESCOLA SANTA VERÔNICA | |
1.2 – Códigos
CIE: 164690 FDE: 35.164.690 |
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1.3 – Endereço completo:
AVENIDA MARECHAL DEODORO, 101 JARDIM SANTA CLARA. |
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1.4 – Contatos
Telefone: (12) 3631-2446 E-mail: conv.santaveronica@educacaotaubate.sp.gov.br |
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1.5 – Horário de funcionamento do estabelecimento (início e término): das 07:00 às 17:30 – Integral
Manhã: das 07:00 às 12:00 Tarde: das 12:00 às 18:00 Noite: das 16:45 às 18:30 |
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1.6 – Escolas vinculadas
Nome: SEDES – EMEF ANNA DOS REIS SIGNORINI |
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1.7 – Diretor
Nome: Elza Maria Pianta. |
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1.8 – Data de início da gestão do atual Diretor: 12/01/2009 | |
1.9 –Nome da coordenadora da entidade: Simone Luciana V.A.Silva
Nome do Professor Coordenador: Andréia Aparecida de Oliveira Biagioni |
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1.10 – Cursos autorizados: Maternal I, Maternal II
1ª etapa e 2ª Etapa
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Quanto à implantação:
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Educação Infantil | |
( 2 ) Creche | ( 2 ) |
( 2 ) Pré-escola | ( 2 ) |
Ensino Fundamental | |
( 1 ) Anos Iniciais (1º ao 5º) | ( 1 ) |
( 1 ) Anos Finais (6º ao 9º) | ( 1 ) |
*Legenda para explicitar implantação dos cursos:
( 1 ) não implantado (nunca teve turmas)
( 2 ) implantado com turma em funcionamento
( 3 ) implantado sem turma em funcionamento (já teve turma e está sem no momento)
2 – HISTÓRICO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
- Histórico
Fundada em 02 de março de 1919 pelas Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, a AFASJO-Lar Escola Santa Verônica passou por profundas transformações seguindo as leis brasileiras sobre a infância e a adolescência. Durante décadas o Lar Escola abrigou centenas de meninas órfãs e abandonadas, necessitadas de proteção integral. Com o passar dos tempos a OSC foi se adaptando às exigências das novas legislações. Na década de 1960, o Lar Escola, atendendo à necessidade de proporcionar oportunidade de socialização com outras crianças e adolescentes, as meninas abrigadas em idade escolar, passaram a estudar em escolas municipais ou comunitárias. Em 1990, com a aprovação do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, foi abolido o internato, porém, já prevendo isso, o Lar, em 1985 abriu suas portas para acolher crianças e adolescentes no contra turno escolar com o objetivo de colaborar com as famílias na educação dos filhos enquanto as mães permaneciam no trabalho. Mesmo quando em funcionamento o internato, na década de 1970, foi feita uma parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté que passou a ceder uma professora estatutária para abrir no próprio Lar uma classe de pré-escola. A partir daí novas classes foram sendo abertas passando a atender também crianças da municipalidade de 1 ano e meio à 6 anos. Pela Portaria nº 359 de 08 de junho de 2010, a AFASJO-Lar Escola Santa Verônica recebeu a Autorização de Funcionamento – Processo 24.685/2010. Atualmente atende 80 crianças de 2 a 5 anos em período integral. A parceria consiste em: por parte da Prefeitura Municipal de Taubaté, a cedência das Professoras e Auxiliares do Desenvolvimento Infantil, com o acompanhamento de uma Supervisora de Ensino, uma Professora Coordenadora e Cozinheira e, por parte da OSC, além da cedência e manutenção do prédio, alimentação e o recurso humano complementar, todos os outros custos necessários para o bom funcionamento do serviço. As crianças que frequentam a Creche do Lar Escola Santa Verônica, são provenientes de diversos bairros do município. O bairro Jardim Santa Clara onde se situa a Creche-Lar Escola Santa Verônica, por sua localização ser próxima ao centro da cidade, leva muitas mães a matricularem seus filhos nesta instituição por lhes facilitar deixar a criança e buscá-la sem prejuízo de seu horário de trabalho. A OSC reconhece o papel essencial da educação, visa a formação do ser humano na sua integralidade: cognição, afeto, emoção, estética, corporeidade, socialização, ética e transcendência. Busca também contribuir para a formação do sentido de fraternidade, a responsabilidade socioambiental, a construção da Paz e do Bem. Com sua ação educativa pretende favorecer o desenvolvimento de pessoas fortes, sensíveis, flexíveis, decididas, autônomas, confiantes, responsáveis, comprometidas, que tenham sonhos, projetos de vida e se empenhem em conquistá-los. Para tanto, reconhece o ser humano como ser histórico, de relação e de totalidade, pleno de possibilidades, capaz de se superar e aprimorar sempre. A OSC prioriza também o trabalho com as famílias por acreditar que família e escola se complementam.
O prédio onde hoje funciona a Creche foi construído em 1940, destinado a abrigar as internas adolescentes e jovens. Mais tarde foi sendo adaptado para acolher a crianças e conta com 06 salas de aula, cozinha industrial, despensa, refeitório e copa, banheiros infantis masculinos e femininos, banheiros para adultos, sala dos professores, sala da coordenação, salão multiuso, sala de materiais, dormitório, sala de vídeo, sala de brinquedos, parquinho, dois pátios, quadra descoberta, quiosque coberto e ampla área verde para recreação e atividades diversas.
2.1 Recursos Físicos e Pedagógicos
Materiais | Quantidade |
Utensílios de cozinha | Necessários e suficientes |
Utensílios para as refeições das crianças | Necessário |
Brinquedos | Diversificados e suficientes |
Computadores completos | 02 |
Notebook | 01 |
Impressora / copiadora | 01 |
Televisão | 02 |
Data Show | 01 |
DVD | 02 |
Arquivos | 02 |
Armários | 10 |
Mesas e cadeiras de escritório | 04 |
Mesas e cadeiras escolares infantis | Suficiente |
Estantes nas salas de aula | 12 |
Brinquedos pedagógicos | Suficiente |
Material para percurso | 02 |
Materiais de escritório | Necessário e suficiente |
Salas de aula | 06 |
Sala dos professores | 01 |
Sala de coordenador | 01 |
Salões multiusos | 02 |
Salão de festa | 01 |
Cozinha | 01 |
Refeitório e copa | 01 |
Parques | 02 |
Pátios | 01 coberto e 01 descoberto |
Quadra | 01 descoberta |
Equipamentos /Internet | Suficiente |
Telefone celular | 01 |
Telefone Fixo | 01 |
Materiais diversos de Papelaria | Suficiente |
Livros e coleções Pedagogia (docente) | Diversos |
Lego | 03 |
Bebedouro | 04 |
Caixa de som e Microfone | 01 |
2.2 – Cópias dos Atos legais da EMEI CC. LAR ESCOLA SANTA VERONICA.
3 – Quadro Escolar 2019
Períodos/
Salas de aula |
Sala 1 | Sala 2 | Sala 3 | Sala 4 | Sala 5 | Sala 6 |
Sala 7 |
Manhã | M I A | M II A | 1ªEtapa A | 1ªEtapa B | 1ªEtapa
B |
2ªEtapa A | 2ª Etapa B |
Tarde | M II | M II A | 1ª Etapa A | 1ª Etapa B | _____ | 2ª Etapa A | 2ª Etapa B |
4 – ORGANIZAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA
Núcleos | Composição | Formação
(Conforme diploma ou certificado) |
Supervisão | Mônica Mariana dos Santos Oliveira | Pedagogia- orientação vocacional, pós em alfabetização em diferentes linguagens e pós em Educação para Relações Éticas Racial UFSCAR |
Direção | Diretora: Elza Maria Pianta.
Vice-Diretor: Maria Ângela do Rosário Coordenadora: Simone Luciana V. A. da Silva. |
Filosofia/Teologia/Pedagogia.
Pedagogia/Licenciatura Pedagogia/Licenciatura |
Técnico-Pedagógico | Professora Coordenadora: Andréia Aparecida de Oliveira Biagioni | Magistério, Pedagogia/Licenciatura,
Pós em Psicopedagogia Pós em Educação Especial/Ensino Superior Pós em Neuropsicologia |
Recepcionista | Aline Fabrícia da Silva dos Santos | Ensino Médio |
4.1 – Equipe Operacional
Núcleos | Composição | Empresa Terceirizada |
Alimentação | Nome: Clarice de Oliveira Gonçalves
Nome: Leila Cristina Rita |
Servidor Temporário (PMT)
AFASJO – CLT |
Limpeza | Nome: Renata Charleaux Carvalho | AFASJO – CLT |
Aux. estagiária | Nome: Juliana Nascimento da Silva | CIEE- CLT |
4.2 – Corpo Docente:
CORPO DOCENTE | Marque a opção com X | ||||
Nº | NOME | Formação / Habilitação | Disciplina | Estatutário | CLT |
01 | Carla Costa Fontes | Pedagogia/Gestão Escolar | PEI | x | |
02 | Daniela Gomes Laurindo | Magistério/Pedagogia/Letras
Pós Graduação em Gestão Escolar. |
PEI | x | |
03 | Lúcia Helena Soares Ribeiro | Magistério/Pedagogia/Letras
Pós Graduação em Gestão Escolar. |
PEI | x | |
04 | Maria Ivete Gobo Garcia da Silva | Magistério, Pós-Graduação em Libras, Artes Visuais, Licenciatura em Pedagogia, Pós Graduação. | PEI | x | |
05 | Maria Zuleica de Aquino Santos | Magistério/ Pedagogia | PEI | x | |
06 | Priscila Campos Pereira da Silva | Magistério/Pedagogia | PEI | x | |
07 | Regina Celia de Oliveira Gobbo | Magistério/Pedagogia /Artes Visuais. | PEI | x | |
08 | Sonia Cristina Pace da Silva Braz | Graduação História /Pós Psicopedagogia/Graduação Filosofia /Licenciatura em Pedagogia/Gestão Escolar/Gestão Educacional | PEI | x | |
09 | Terezinha Bernadete Vitor do Nascimento | Pedagogia/Artes visuais/Geografia | PEI | x | |
10 | Maria Teresinha dos Santos | Pedagogia- Educação Especial | PIII | x | |
11 | Tatiane Nascimento Pereira | Educação Física | PIII | x |
5- ObjetivoS, Metas e Ações da unidade escolar
Objetivo:
Contribuir com a formação integral do ser humano pela a apropriação do conhecimento, ampliando sua visão do mundo, da cultura, das relações sociais, do exercício da cidadania e da formação ética, para que se torne protagonista da sua história na sociedade em que vive. |
||
Nº | Descrição: Metas e ações | Prazos |
1 | Metas
Reduzir em 100 % o índice de abandono nas turmas de 1ª e 2ª etapa conscientizando os pais e responsáveis sobre a obrigatoriedade do ensino, como determina a lei 12.796, de 04/04/2013. Elaborar planos de ação para evolução de nível de aprendizagem do Maternal I, Maternal II, 1ª Etapa e 2ª Etapa. |
Curto |
Ações
1.a- Auxiliar as famílias no processo de escolarização dos alunos; 1.b- Garantir o direito educacional do aluno; 1.c- Incluir as famílias dos alunos no processo de escolarização. |
Curto | |
2 | Metas
Avançar em 100% em oralidade, em escrita do nome com apoio do crachá e reconhecimento de números até 20 com alunos do maternal II. Alcançar 100% dos alunos silábicos com valor sonoro na 1ª etapa, relacionar números a quantidades ate 30. Alcançar 100% na hipótese de alunos alfabéticos na 2ª etapa, relacionada |
Curto |
Ações
2.a – Utilizando os recursos materiais necessários para alfabetização dos alunos, com estratégias diferenciadas para que se atinjam todos os alunos em sua diversidade de aprendizagem; 2.b – Através de sondagens; atividades lúdicas, 3.c – Orientação e suporte técnico aos docentes em sala de aula. |
Curto | |
3 | Meta
Ampliar em 100% de atendimento dos alunos em período integral garantindo a todos os alunos a qualidade no ensino integral. |
Curto |
Ações
3.a – Desenvolvimento do Currículo proposto pela BNCC. 3.b – Capacitação do Corpo Docente |
Curto | |
4 | Meta
Desenvolvimento das habilidades específicas para cada nível de acordo com a BNCC – Currículo da Educação. |
Curto |
Ações
4.a – Proporcionar Atividades diversificadas que desenvolvam as habilidades específicas para cada nível desde o Maternal I à 3ª Etapa. 4.b – Capacitação das Professoras e das ADIs com relação a sugestões de atividades diversificadas. |
||
5 | Meta
Implantação do BNCC / Currículo |
Curto |
Ações
5.a – Formações a serem realizadas com o Corpo Docente. 5.b – Oportunizar vivências de situações que favoreçam o desenvolvimento integral da criança dentro dos eixos estruturantes do BNCC |
Médio |
Legenda para prazos das metas:
Longo = 3 e 4 anos
Médio = 1 e 2 anos
Curto = até 1 ano
6 – Planos dos Cursos Mantidos pela Unidade Escolar
Síntese do Plano de Curso mantido pela Escola, contendo, no mínimo:
1 – Nome da Escola EMEI CC LAR ESCOLA SANTA VERÔNICA
2 – Nome do Curso EDUCAÇÃO INFANTIL.
3 – Objetivos do Curso: Contribuir com a formação integral do ser humano pela a apropriação do conhecimento, ampliando sua visão do mundo, da cultura, das relações sociais, do exercício da cidadania e da formação ética, para que se torne protagonista da sua história na sociedade em que vive.
4 – Carga Horária: 202dias letivos/800 horas.
5 – Organização Curricular: Matriz Curricular em anexo
6 – Procedimentos para o acompanhamento e a avaliação:
A verificação e avaliação dos objetivos propostos de forma processual, em consonância com o planejamento em observância aos critérios:
- Abrangência de objetivos relacionados aos conhecimentos, as habilidades e as atitudes;
- Prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos;
- Verificação dos diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, de acordo com as sondagens e fichas de acompanhamento.
- Observação crítica e criativa das atividades, utilizando evidências variadas, como registros escritos, fotográficos, audiovisuais e produções diversas.
Tabela dos Cursos*:
Nº | Nome do Curso | Etapas/Organização |
1 | Educação Infantil | · Creche
· Pré-escola |
6.1 – Planos de Ensino
Os Planos de Ensino, de acordo com campos de experiências, são elaborados pelos professores e arquivados na Escola e estão disponíveis para consulta a qualquer tempo da Supervisão Escolar. Conforme declaração em anexo.
7- ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES – APM (não se aplica)
8- CONSELHO DE ESCOLA (não se aplica)
9- PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA
Projetos e Temas desenvolvidos de acordo com o Calendário Anual | |
1. | Projeto Adaptação |
2. | Projeto Carnaval |
3. | Tema Centenário |
4. | Tema Alimentação |
5. | Tema Páscoa |
6. | Tema Sítio do Pica-Pau Amarelo |
7. | Tema Profissões |
8. | Tema Corpo Humano |
9. | Tema Festa Junina |
10. | Tema Meio Ambiente |
11. | Projeto Dengue |
12. | Projeto Primavera |
13. | Projeto Natal em Família |
10 – ANEXOS
10.1 – Matrizes Curriculares 2019 dos cursos autorizados (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) já homologados; em se tratando de Educação Profissional: Cursos Técnicos e/ou Especializações, anexar as cópias das últimas matrizes homologadas dos cursos autorizados, contendo em cada uma delas o “confere com o original”, local, data, carimbo e assinatura do Diretor da Escola, ainda que não tenham turmas em funcionamento);
10.2 – Calendário Escolar 2019 – homologado ou, no caso de Educação Profissional, Calendário homologado de todas as turmas em funcionamento (por curso e turma);
10.3 – Cópia da Ata de eleição 2019 da APM registrada em cartório (frente e verso)
10.4 – Declaração do diretor da escola de que os Planos de Ensino de todos os componentes curriculares, referentes ao ano de 2019, encontram-se vistados/assinados pelo Diretor e arquivados na Unidade Escolar;
10.5 – Cópia reprográfica do despacho do Secretário de Educação, que homologou o Anexo 2018 – Plano de -Gestão.
10.6 – Comprovante da realização dos seguintes serviços e seus respectivos certificados:
- a) limpeza de todas as caixas d´água da escola:
a.1 – Data da última limpeza – 01/02/2019
a.2 – Data da próxima limpeza – 01/08/2019
- b) limpeza de todos os filtros de bebedouros da escola:
b.1 – Data da última limpeza. – 04 e 05/02/ 2019
b.2 – Data da próxima limpeza – 04 e 05/08/2019
- c) recarga de todos os extintores de incêndio da escola:
c.1 – Data da última recarga – 29/06/2018
c.2 – Data da próxima recarga – 29/06/2019
- d) dedetização e desratização de toda a unidade escolar:
d.1 – Data do último serviço – 01/02/2019
d.2 – Data do próximo serviço – 01/08/2019
- e) limpeza de todos os filtros de aparelhos de ar-condicionado da escola
e.1 – Data da última limpeza – não há
e.2 – Data da próxima limpeza – não há
10.7 – Cópia da Certidão Negativa de Tributos Federais (www.receita.fazenda.gov.br)
11- EQUIPE COORDENADORA DA ELABORAÇÃO DO – PLANO DE GESTÃO QUADRIÊNIO 2019/2022
Líder: Diretor da Escola
Elza Maria Pianta – RG: 4.801.714-0; Formação: Filosofia/Teologia
Vice-líder: Vice Diretora
Maria Angela do Rosario – RG: 18.094.194-X; Formação: Pedagoga
Relator: Coordenadora
Simone Luciana Vitor Araújo da Silva – RG: 26.617.850-9; Formação: Pedagoga
Revisor de Texto: Professora Coordenadora
Andréia Aparecida de Oliveira Biagioni – RG: 32.664.808-2; Formação: Pedagoga
Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394. Brasília: MEC, 1996.
SÃO PAULO. Deliberação CEE nº 10/97. Fixa normas para elaboração do Regimento dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
TAUBATÉ. Regimento Escolar Comum da Rede Municipal de Ensino. Título II. Artigos 18º-21º. Taubaté: 2007.
BNCC – CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO – 2019 – Prefeitura Municipal de Taubaté.
Taubaté, 19 de junho de 2019.
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Líder Vice-Líder
Maria Angela do Rosario
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Relator Revisor de Texto
Simone Luciana Silva Andreia Ap. O. Biagioni